DIA DO TRABALHADOR EM TURISMO

CAMARA APROVA DIA DOS TRABALHADORES

EM TURISMOS E HOSPITALIDADE

A comossão de Educação e Cultura e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovaram o Projeto de Lei 4.390/2008, do deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), que institui o Dia Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, a ser comemorado anualmente em 26 de novembro. O regime de tramitação na Câmara é ordinário, e agora segue para discussão e votação no Senado Federal.

Em sua justificativa, Canziani, que hoje preside a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara (CTASP), salienta que o propósito do projeto é homenagear uma categoria formada por profissionais cujas atividades cada vez mais ganham importância econômica e social, especialmente no Brasil, “que possui enorme potencial na expansão dessa atividade econômica, recreativa e de lazer”.

A data escolhida coincide com a fundação da entidade de grau superior representativa da categoria, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), que – destaca o parlamentar paranaense – desenvolve admirável trabalho de representação, organização e formação de trabalhadores.

“Tem sido graças ao trabalho desses profissionais, ao lado das belezas naturais do Brasil, que o País não apenas tem atraído turistas estrangeiros mas, principalmente, tem intensificado o turismo internamente, responsável pelo desenvolvimento nas diversas regiões do País, contribuindo para a valorização dessa atividade econômica de grande futuro”, realçou Canziani, que também preside a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Turismo do Congresso Nacional.

Para o deputado, homenagear os trabalhadores em turismo e hospitalidade é reconhecer a importância estratégica dessa profissão no Brasil. “Assim como outros profissionais comemoram o seu dia, queremos possibilitar a esses trabalhadores o direito de também comemorarem o seu.”

NÃO É FERIADO – Alex Canziani salienta que a comemoração da data não implica, porém, em decretação de feriado e quaisquer ônus, seja público ou privado.
A aprovação do projeto já está sendo comemorada no meio. “É fundamental porque reconhece o esforço de toda uma categoria”, descreve o presidente da Federação dos Empregados de Turismo e Hospitalidade do Paraná, Wilson Pereira, que também é diretor da CONTRATUH. Pereira lembra que a criação de uma data comemorativa surgiu de uma conversa informal entre Canziani e o presidente da confederação, Moacyr Roberto Tesch Auersvald.

INTERESSE NACIONAL – A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade foi fundada no dia 26 de novembro de 1988, com sede em Brasília, e representa cerca de 10 milhões de trabalhadores. A entidade engloba 32 federações e 450 sindicatos. A diretoria luta por projetos de interesse nacional, em especial pela inserção do trabalhador no mercado de trabalho.

Fonte: Serviço de Imprensa dep. Alex Canziani